DIET X LIGHT

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DIET: são alimentos isento de algum nutriente (açúcar, gordura, sódio, proteína, colesterol, etc), mas não necessariamente com redução de calorias. Foram desenvolvidos, principalmente, para pessoas que têm restrição a um determinado nutriente. Um exemplo disso é o chocolate diet, que tem zero de açúcar em sua composição, mas em contrapartida ele contém mais gordura que o chocolate comum, portanto possui mais calorias.

LIGHT:tem pelo menos 25% a menos de algum nutriente, podendo ser ele gordura, colesterol, sódio, açúcar ou 25% menos calorias se comparados com o produto tradicional.Pessoas em dietas com restrição de calorias, que desejam perder peso são as que mais podem se beneficiar desses produtos, uma vez que a MAIORIA deles contêm menos calorias que os produtos tradicionais. Mas ainda assim, existem alimentos que são considerados light por conter menos sódio ou gordura e desta maneira não há redução de calorias.

 

 

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CARBOIDRATOS COMPLEXOS E CARBOIDRATOS SIMPLES

A principal função dos carboidratos sejam carboidratos complexos ou simples é de fornecer energia, é o primeiro nutriente a ser requisitado e “preferido” pelo nosso corpo por ser facilmente digerido.

Além de providenciarem energia para o sistema nervoso central (glicose) é a primeira fonte de energia que os músculos requisitam quando trabalhados a alta intensidade sem oxigênio.

Sendo definido como a fonte de energia preferida pelo nosso corpo, outra função dos carboidratos consiste em regular a digestão e utilização de proteínas e gorduras, evitando assim que o corpo utilize proteínas como principal fonte de energia, o qual fará com que apenas a utilize para sua principal função que é o crescimento e reparo dos tecidos musculares.

O seu consumo inadequado fará com que o nível de energia corporal diminua, afetando o desenvolvimento muscular e a diminuição na taxa metabólica, causando menor produtividade na redução do peso.

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Carboidratos simples: Todo o carboidrato contém três básicos elementos que são:  carbono, hidrogênio e oxigênio.

Sendo os carboidratos simples digeridos rapidamente pelo organismo e uma fonte de energia imediata, também conhecida como monossacarídeos e dissacarídeos, são encontrados no açúcar natural que se encontra na fruta, mel, leite, açúcar de mesa e refinado e xarope de milho.

Por ser rapidamente digerido e absorvido pelo nosso organismo, influência no aumento dos níveis glicêmicos no sangue, o consumo desse tipo de alimento deverá ser moderado. Altos níveis glicêmicos no sangue estão relacionados à hiperglicemia, frequentemente associada a diabetes tipo 2.

 

Carboidratos complexos:Também conhecidos como polissacarídeos, consistem em pequenas unidades de açúcares que poderão ser encontradas principalmente em vegetais ou animais, tal como em outros nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e fibra.

São digeridos de maneira mais lenta pelo organismo e ricos em fibras e de baixo índice glicêmico, podem ser obtidos dos vegetais, sementes, batatas, cereais, mandioca…

Este processo lento na digestão proporciona um fornecimento constante e estável de energia e limita a quantidade de açúcar convertida em gorduras.

Quando em dieta a principal fonte de carboidratos complexos serão os vegetais os quais também fornecem outras fontes de nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e água.

Outro benefício em uma dieta rica composta por carboidratos complexos é a improbabilidade no consumo excessivo de calorias na forma de carboidratos, pois estes são de baixo teor calórico e ricos em fibras, o que fará com que seu corpo sinta-se saciado por muito mais tempo, limitando assim o consumo de outras formas de calorias.

 

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METABOLISMO

Metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo, divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).

Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

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O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. Segue alimentos que ajudam a mentar o metalismo acelerado:

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BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE

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Batata doce é um tipo de carboidrato “do bem”, que é responsável por dar energia. Ela contêm mais vitamina A e cálcio do que a batata normal, também é fonte de vitamina C, fósforo e potássio, o que garante mais energia para o metabolismo. Tem aproximadamente 116 calorias a cada 100 gramas. Acrescente esse alimento em sua refeição.

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